segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Sermão por Valdir Davalos

Sermão Expositivo: Tenha Fé e Não Medo

Texto Base : Marcos 4:35-41


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje queremos refletir sobre uma passagem poderosa da Escritura, que nos ensina a confiar em Jesus mesmo nas mais violentas tempestades da vida. No Evangelho de Marcos, capítulo 4, versículos 35 a 41, encontramos os discípulos enfrentando uma tempestade no Mar da Galiléia. Essa história é um convite para termos fé e não medo, pois em Cristo, encontramos todas as razões para confiar, mesmo nas situações mais adversas.

I.Devemos confiar porque? Por Causa da Promessa de Jesus (Mc 4.35)

O início deste episódio nos traz uma grande verdade que deve sustentar nossa fé. Antes de os discípulos embarcarem na travessia, Jesus fez uma promessa clara: "Passemos para a outra margem". Ele não disse "vamos tentar chegar à outra margem" ou "vamos ver o que acontece", mas afirmou com segurança: "Passemos para a outra margem". Essa promessa foi dada diretamente por Jesus, e Ele é fiel.

Jesus havia dito "Passemos para a outra margem", e nada nem ninguém pode impedir o cumprimento de Sua palavra. plano de Deus não pode ser frustrado. .

Da mesma forma, em nossas vidas, Jesus já nos deu promessas. Ele promete que estará conosco em todas as situações, que não nos abandonará, que Ele é nosso refúgio e fortaleza. Quando Deus promete algo, podemos descansar, pois Ele é fiel para cumprir. Não precisamos temer, precisamos confiar. A fé em Suas promessas nos dá confiança.

 Por Causa da Presença de Jesus (Mc 4.36)

O versículo 36 nos revela uma grande verdade: "Deixando a multidão, entrou no barco, assim como estava." O barco estava cheio de discípulos, mas o mais importante era que Jesus estava com eles .

Na luta contra a tempestade, o barco que transportava os discípulos não estava sozinho. O Filho de Deus estava ali com eles. Não havia perigo de que pudéssemos encontrar aquele barco, porque o Criador do universo estava dentro dele . O Mar da Galileia  Jesus está conosco, e sua presença é garantia de que nada pode nos destruir .

Em Mateus 28:20 , Jesus disse, eis que estou convosco todos os dias.

Quando a tempestade se intensificou, os discípulos ficaram em pânico. A água já começava a entrar no barco, e eles estavam com medo de perecer. E onde estava Jesus? Ele estava dormindo na popa do barco .

Isso nos ensina algo profundo: Jesus dormia não porque Ele não se importava, mas porque Ele confiava plenamente no cuidado e na soberania do Pai. Ele sabia

Nossa falta de fé nos torna agitados, mas a verdadeira fé nos leva ao descanso. Quando cremos.

No Salmo 46:1-3, diz:  Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar, embora estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.

 

. Por Causa do Poder de Jesus (Mc 4.39)

A maior lição desta história vem no versículo 39, quando Jesus se levanta, repreende o vento e diz ao mar: "Cala-te! Aquieta-te!" por baixo,

O poder de Jesus é absoluto e soberano sobre todas as coisas. Nada é maior do que o poder de Jesus.

Em Mateus 28:18, Jesus declara: “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”. Portanto tempestade, não importa qual seja a nossa, ela está sob o domínio do poder de Cristo.

Conclusão: Fé e Não Medo

Queridos irmãos e irmãs, a tempestade que os discípulos enfrentaram foi uma verdadeira prova de fé. Jesus os repreendeu: "Por que são tão tímidos? Como é que não tende a fé?" Quando olhamos para as estatísticas ao nosso redor, o medo pode nos dominar. Mas, quando fixamos nossos olhos em Jesus, nosso coração é fortalecido pela fé .

Se andarmos pela fé, em vez de ceder ao medo, experimentaremos a vitória. Como os discípulos, talvez nos preocupemos e Por isso, podemos ter fé e não medo.( Autor Valdir Davalos)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário