Sermão Expositivo: A Segunda Vinda de Cristo - A Preparação para o Grande Dia
Texto Base: Mateus 24:30 - “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem...”
Introdução:
Queridos irmãos, hoje abordaremos um tema central da nossa fé cristã: a segunda vinda de Cristo. Em Mateus 24:30, Jesus nos dá uma visão clara e majestosa do seu retorno. O apóstolo Paulo, em suas epístolas, também destaca a importância desse evento que marcará a consumação de toda a história humana. A segunda vinda de Cristo é a âncora da nossa esperança e a motivação para uma vida de vigilância e santidade.
A primeira vinda de Cristo foi marcada pela humildade e pela pobreza, mas na sua segunda vinda, Ele virá em glória, trazendo justiça, vitória e a consumação de todas as coisas. O próprio Jesus nos assegura que Ele voltará, e Ele cumprirá sua promessa de forma visível, audível, repentina, inesperada e vitoriosa. Este evento será o ápice da história, e como cristãos, devemos estar preparados.
I. A Certeza da Segunda Vinda de Cristo
A segunda vinda de Cristo não é uma mera especulação, mas uma promessa garantida. Jesus afirma com clareza em Mateus 24:30 que Ele aparecerá no céu e todos os povos da terra o verão. Não será algo secreto ou distante; será visível a todos. João, em Apocalipse 1:7, também reforça isso: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá.” O retorno de Cristo será inescapável, não há dúvida sobre isso.
A primeira vinda de Cristo foi discreta e silenciosa, mas a sua segunda vinda será majestosa e gloriosa. Em 1 Tessalonicenses 4:16-17, Paulo nos diz que “o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus”. A vinda de Cristo será algo audível, um grande som que ecoará em toda a terra, chamando todos a prestarem atenção.
II. Características da Segunda Vinda de Cristo
- Visível e Audível - Todos os olhos verão a vinda de Cristo, e todos ouvirão o som da trombeta de Deus. Não será algo oculto ou subjetivo. O próprio Jesus disse que será tão evidente quanto o relâmpago que aparece de um lado a outro do céu.
- Repentina e Inesperada - Jesus compara sua vinda com a chegada de um ladrão de noite (Mateus 24:43). Será repentina, sem aviso prévio, e ninguém saberá o momento exato. A nossa preparação deve ser constante, pois não sabemos o dia nem a hora.
- Vitoriosa - Na sua segunda vinda, Cristo virá para derrotar o anticristo e todos os inimigos de Deus. Ele os destruirá com o sopro da sua boca e estabelecerá seu reino eterno de justiça e paz.
III. Sinais que Precederão a Segunda Vinda
Antes que Cristo volte, muitos sinais acontecerão. Jesus nos alerta sobre uma série de eventos que nos precederão e que devemos observar atentamente:
- Engano religioso - Muitos se levantarão em nome de Cristo, mas enganarão a muitos (Mateus 24:4-5).
- Guerras e rumores de guerras - Haverá conflitos e disputas ao redor do mundo (Mateus 24:6).
- Terremotos, fomes e pestilências - Desastres naturais e crises humanitárias aumentarão (Mateus 24:7).
- Perseguição religiosa - Os cristãos serão perseguidos por causa de sua fé (Mateus 24:9).
- Esfriamento do amor e aumento da iniquidade - O amor se esfriará e a iniquidade se espalhará (Mateus 24:12).
- Apostasia - Muitos se afastarão da fé verdadeira (Mateus 24:10).
- O homem da iniquidade - A manifestação do anticristo (2 Tessalonicenses 2:3-4).
Esses sinais não devem nos assustar, mas nos lembrar de que devemos estar vigilantes, pois o dia do Senhor está se aproximando.
IV. A Preparação para a Volta de Cristo
Em Mateus 25, Jesus conta a parábola das dez virgens. Cinco eram prudentes e tinham azeite em suas lâmpadas, enquanto as outras cinco eram insensatas e não estavam preparadas. Quando o noivo chegou, as virgens insensatas não puderam entrar na festa porque a porta estava fechada. A lição é clara: devemos estar preparados para a volta de Cristo. Não podemos deixar para nos preparar no último momento, pois a porta estará fechada.
V. Como Estar Preparado?
- Arrependa-se e entregue sua vida a Cristo - A primeira e mais importante preparação é entregar a sua vida ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou para nos dar salvação, e devemos aceitá-lo como Senhor e Salvador.
- Vigilância constante - Não podemos ser como aqueles que ignoram os sinais dos tempos. Devemos viver com expectativa e prontidão para o retorno de Cristo. Isso significa viver uma vida santa, de obediência e fé.
- Espere com paciência e esperança - A vinda de Cristo será um grande consolo e alegria para os cristãos. Devemos viver com a esperança de sua volta, esperando a manifestação gloriosa do nosso Salvador.
Conclusão:
A segunda vinda de Cristo é um evento que todos devemos aguardar com grande expectativa. Ele virá em glória para julgar o mundo e estabelecer seu reino eterno. Devemos viver de acordo com essa certeza, preparados e vigilantes, para que, quando Ele voltar, possamos ser encontrados em Sua graça, com as lâmpadas cheias de azeite, prontos para entrar no banquete celestial.
Você está preparado para a volta de Jesus? Tem azeite em sua lâmpada? Já entregou sua vida ao Filho de Deus? Se ainda não fez isso, hoje é o dia de tomar essa decisão e se preparar para o grande dia.
Que todos
nós possamos viver com o coração voltado para a esperança da segunda vinda de
Cristo, aguardando-O com alegria e fidelidade. Amém.Por (Valdir Davalos.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário