segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

UM NOVO CORAÇÃO POR VALDIR DAVALOS

Sermão Expositivo: "O Novo Coração de Deus" (Baseado em Ezequiel 36:26)

Introdução:


Amados irmãos, hoje nos deparamos com uma das promessas mais poderosas e transformadoras nas Escrituras: a promessa de Deus em dar uma "coração nova". Esta promessa foi feita pelo Senhor por meio do profeta Ezequiel, em um contexto de rebeldia e desolação, quando o povo de Israel estava distante de Deus, longe da comunhão e da aliança com o Senhor. Mas mesmo no meio da tristeza, da dor e do castigo,

A palavra de Deus para nós em Ezequiel 36:26 é um chamado à renovação interior, uma promessa que vai além de simples reformas; é a promessa de uma transformação profunda e radical. Como o próprio Deus nos diz, Ele "nos dará um coração novo". Co

I. A Necessidade de um Novo Coração

1.      O estado do homem:

Em Ezequiel 36:26, Deus fala sobre a necessidade de mudar o coração de pedra do homem. A "coração de pedra" representa a dureza espiritual, o pecado e a resistência ao mover de Deus.

 A humanidade, desde a queda de Adão e Eva, encontra-se num estado de corrupção e rebelião. O pecado afeta todos os aspectos da vida humana, tornando o coração incapaz de voltar para Deus sem a intervenção divina. Este é o nosso estado natural: uma condição de escravidão ao pecado, com um coração suportado pela transgressão.

1Corintios 2.14,16.  Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito. 15 Quem é espiritual pode avaliar todas as coisas, mas ele próprio não pode ser avaliado por outros. 16 Pois,

“Quem conhece os pensamentos do Senhor?
Quem sabe o suficiente para instruí-lo?”.
[f]

Mas nós temos a mente de Cristo. NVT.

 

Versículo chave: “tirarei de vós o coração de pedra.

2.      O homem não pode se reformar por si só: O homem não pode mudar o seu coração, a menos que Deus o faça.Fl 2.12,13. Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;13 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Responsabilidade humana e soberania de Deus.

II. A Promessa de Deus: O Novo Coração.

1.      Deus é o único que pode operar a transformação: no coração.

Versículo chave: “Dar-vos –ei um novo coração.

2.      O novo coração e o novo espírito:É um novo andar do povo de Deus,é andar no espírito,é o espírito guiando o homem,é andar na vontade de Deus novidade de vida,nos seus estatutos.iluminado inspirado por Deus.

 

 A Obra do Espírito Santo em Nosso Coração regeneração: mudança interior e exterior.

 

4. O Clamor Por um Novo Coração .Deus primeiro age em nós: depois o homem clama... como que o homem vai clamar? A resposta é o chamado divino. (Autor Valdir Davalos)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário